já tentaram explicar o que é para ou ímpar a uma criança?
a minha cunhada deparou-se com esse problema esta quarta-feira, quando a filha de sete anos lhe perguntou qual a diferença entre par e ímpar. Como é que ela resolveu a coisa?
- Espera um bocadinho que as Tias Boazonas (nós) vêm cá jantar e já te explicam.
Quando chegámos lá veio a pergunta. E eu lá expliquei, sem recorrer a desenhos a feijões a nada. Abro os dedos todos da mão e pergunto, Quantos são? Cinco! Junta-os dois a dois. Sobra algum? Sim! Então é ímpar!
Depois fiz com quatro dedos, com nove, com sete com dez e depois passamos para os números mais dificies. 17. 23 e por aí fora. E lá expliquei eu. Qual é o último número em 17? 7! e mostrei 7 dedos abertos e ela "é ímpar". Pronto disse eu. Agora já sabes. Vês qual é o último número juntas dois a dois e se sobrar algum é ímpar. Se não sobrar é par.
E pronto lições de par ou ímpar dada.